terça-feira, 29 de setembro de 2009

Parceria com Japão fortalece as comunidades quilombolas

Com o objetivo de fortalecer a cidadania entre as comunidades quilombolas do Estado, facilitando o acesso às políticas públicas, a Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Regional e o ProRural lançam, hoje, em solenidade às 11h, no Hotel Barramares, em Piedade, o projeto Promoção do Protagonismo das Comunidades Quilombolas em Pernambuco. A iniciativa, que conta com doação do governo japonês no valor de US$ 649,7 mil, será desenvolvida em parceira com a Comissão Estadual Quilombola e o Banco Mundial - Bird.

A doação do governo japonês se soma à proposta que já vem sendo elaborada desde 2007, a partir dos resultados obtidos no seminário “Consulta Quilombola”, realizado pelo ProRural em parceria com o Bird. O investimento será empregado em bases já definidas: suporte à criação de associações comunitárias e consolidação das pré-existentes; construção de Centros Comunitários de Multiuso, como projetos pilotos; e o fortalecimento da organização, que envolverá capacitações direcionadas à gestão de organizações. Assim como Pernambuco, os Estados da Bahia e do Ceará também receberam doação do Japan Social Development Fun. A Fundação Palmares reconhece em Pernambuco 80 grupos quilombolas, dos quais 40 são ligados à Comissão Estadual Quilombola.

Atuando em todo o Estado com projetos destinados ao fortalecimento da agricultura familiar e de infraestrutura de melhoria na qualidade de vida das comunidades rurais, o ProRural destina parte dos seus recursos aos chamados Projetos Especiais, dos quais as associações rurais quilombolas fazem parte. Este ano, o programa beneficiou 746 famílias, com recursos da ordem de R$ 1,5 milhão. Entre as ações desenvolvidas nestas comunidades estão a construção dos banheiros redondos, barragens, poços e cisternas, mecanização agrícola, projeto de tração animal, entre outros.
Fonte: Fisepe