terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mensagem de Agradecimento e Carinho para os Terreiros que abriram suas portas para 1a Caminhada Nacional do Povo de Santo



Lutar pela vida e pelo respeito ao sentimento e liberdade religiosa exige ações voltadas para a construção de parcerias estratégicas que permitam superar o quadro da intolerância racial e religiosa que nos aflige. Nesta parceria, que representa a unidade do povo das religiões de matrizes africanas, cada um, é parte integrante e essencial na construção de um Estado livre da intolerância religiosa. Luta que temos travado a cada caminhada para fazer ouvir a nossa voz e reclamar a efetiva formulação e execução de políticas públicas adequadas à nossa realidade e que respeitem as nossa diferenças religiosas e étnico-raciais.

Nesta luta e nesta caminhada pela vida e liberdade religiosa, ao longo dos anos, temos tido a oportunidade de conviver com pessoas de corações grandiosos, dentre as quais, destacamos as pessoas dessa casa*, que não se furtam e não se furtaram, em momento algum, a abraçar esta causa que é do povo das religiões de matrizes africanas.

Sabemos que nada é perfeito. Como seres humanos somos conscientes de que imprevistos, erros e acertos fazem parte do caminho e do aprendizado de tantos quantos buscam construir um mundo melhor. A superação dos imprevistos, dos erros ou equívocos e a valorização dos acertos aliados à necessária dose de humilidade têm sido os ingredientes essenciais para consolidação da aliança democrática e participativa que, juntos, estamos construindo pela vida e liberdade religiosa.

Contudo, a tarefa não tem sido fácil para nenhum de nós em virtude dos desafios que se apresentam para a consolidação da unidade da luta do nosso povo. Desafios que, juntos, estamos vencendo, segundo a segundo, minuto a minuto, hora a hora, dia a dia, com o inestimável e imprescindível apoio, consideração, compreensão, tolerância e respeito de todos e todas. O valor e a grandeza dessa nossa união de esforços permitiu - dentro da reserva do possível e das limitações de cada qual- a realização, com êxito, da 1ª Caminhada Nacional e 5ª Caminhada Estadual pela vida e liberdade religiosa.

Neste sentido, pedimos a todos, nossos irmãos e parceiros, desculpas por quaisquer erros e/ou equívocos acaso cometidos, que, asseguramos, não foram intencionais, ao tempo que agradecemos o apoio e participação deste terreiro nesse processo de construção, que,com carinho e esforços nos acolheu e às diversas delegações dos Estados e foram fundamentais para o sucesso da nossa Primeira Caminhada Nacional pela Vida e Liberdade Religiosa.

Pelo sucesso das ações que empreendemos juntos e das sementes semeadas agradecemos, em primeiro lugar aos Orixás, Voduns e Inquices que nos escolheu e permitiu que estivéssemos à "frente" da Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa durante cinco anos.

A todos os terreiros desta nossa Cidade do Salvador e deste nosso país que, conosco, uma vez mais, construíram a Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa, agradecemos pela colaboração e empenho e por todos pedimos que nossos Orixás, Voduns, Inquices e Encantados estejam sempre conosco.


Marcos Rezende.
Coordenador do Coletivo de Entidades Negras
pela Comissão Organizadora da 5a Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa - 1a Nacional


* Nome do Ilê / Terreiro /Unzó: Ilê Ascé Ode Ominiselê
Responsável: Pai Luis de Logum

Nome do Ilê / Terreiro /Unzó: Ilê Axé Ogunjá Tilauaiê Orubaiá
Responsável: Pai Balbino Cabral

Nome do Ilê / Terreiro /Unzó: Ilê Axé Ajucum Denoi
Responsável: José Lomanto Silva

Nome do Ilê / Terreiro /Unzó: Ilê Axé Ocutainã
Responsável: Dulce Maria dos Santos

Nome do Ilê / Terreiro /Unzó: Ilê Axé Iba Lugan
Responsável: Jacira de Santana

Nome do Ilê / Terreiro /Unzó: Terreiro Unzo Maiamba de Izambi
Responsável: José Rafael dos Santos

Nome do Ilê / Terreiro /Unzó: Terreiro Kidanadana
Responsável: Roque Pereira

Nome do Ilê / Terreiro /Unzó: Terreiro Santa Bárbara
Responsável: Valdemir Melo

Nome do Ilê / Terreiro /Unzó: Ilê Axé Yatoni
Responsável: Lila de Oxum

Nome do Ilê / Terreiro /Unzó: Ilê Axé Ominorin Massun
Responsável: Bel de Oxum

Nome do Ilê / Terreiro /Unzó: Ilê Axé Oxumarê
Responsável: Baba PC

Nome do Ilê / Terreiro /Unzó: Ilê Axé Nagajia
Responsável: Yá Adelaide

Nome do Ilê / Terreiro /Unzó: Ilê Axé Osum
Responsável: Maria das Graças Guimarães

Nome do Ilê / Terreiro /Unzó: Ilê Axé Jiboli
Responsável: Edvaldo Alves