quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dia da África será comemorado nesta quinta-feira (27) na Assembleia Legislativa


Desde 2007, o Deputado Estadual Bira Corôa (PT/BA) realiza atividades alusivas ao Dia da África com representações de países africanos, para dialogar com a comunidade baiana. Este ano além do circuito de palestras, seminários e exposições que marcam as comemorações do Dia da África, será realizada uma Sessão Especial na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), no dia 27 de maio no Plenário da Assembleia, às 9:30h, trazendo como tema os Avanços e Desafios das Políticas Afirmativas e Cotas.

No dia 28/05 a Câmara de Vereadores de Camaçari sediará outra sessão especial sobre o Dia da África com o tema “África, nossa mãe minha raiz”, às 9:30h. O Mandato da Igualdade promoveu também, palestras sobre o tema, em colégios estaduais de Salvador e Camaçari, de 17 a 22 de maio, além de Seminário na Faculdade São Salvador. Estão acontecendo ainda Exposições em Camaçari (Cidade do Saber) e Cachoeira-BA (UFRB), sobre as culturas do Benin e de Angola, respectivamente, desde o dia 21 até o dia 29 de maio.


Porque o Dia da África é lembrado em todo o planeta? Em 25 de Maio de 1963, 32 chefes de estado africanos reuniram-se em Adis Abeba (Etiópia) contra a subordinação que o continente africano sofria há séculos - esse processo recebeu várias denominações como: colonialismo, neocolonialismo ou partilha da África; as comunidades africanas padeciam com apropriação forçada (por povos que se consideravam superiores) das suas riquezas humanas e naturais.


Nessa reunião, em Adis Abeba, os líderes criaram a Organização da Unidade Africana (OUA) que hoje é conhecida como União Africana. A ONU (Organização das Nações Unidas), vendo a importância desse encontro, instituiu em 1972 o dia 25 de Maio como Dia da Libertação de África. A data simboliza a luta e combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação.