domingo, 27 de junho de 2010

Experiências de jovens no subúrbio

REDES DE JUVENTUDE RELATAM EM VÍDEO SUAS LUTAS CONTRA VIOLÊNCIA E RACISMO

A CESE e as redes juvenis do subúrbio, através do Projeto Juventude Cidadã, lançam vídeo contando um pouco de suas organizações e lutas anti-racistas e socioambientais em defesa da população negra e do patrimônio histórico e natural do Subúrbio Ferroviário, em Salvador. O lançamento acontece dia 30 de junho (quarta-feira), às 16h, no Cine Teatro Plataforma, símbolo de espaço democrático construído pelos movimentos sociais da região.

Durante a atividade as redes que integram o Juventude Cidadã de Salvador farão suas respectivas apresentações através de breves depoimentos ou perfómances, como expressão do compromisso sócioambiental de um trabalho articulado em rede na defesa do Subúrbio. É nesta oportunidade também que eles vão sugerir e votar o título do vídeo que está em aberto para que seja escolhido por eles.

“Este vídeo tem muitos significados. Além de retratar a dura realidade suburbana interpretada por seus jovens e contribuindo para o seu protagonismo, é uma peça importante de divulgação para que busquem novas parcerias”, declara o assessor de projetos da CESE, José Carlos Zanetti.

Subúrbio Ferroviário

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que a juventude brasileira é a maior vítima da violência. A Bahia e sua capital negra, Salvador, não escapam desta lógica perversa, agravada pelo racismo e a intolerância religiosa. Apesar de ser uma capital bela e culturalmente rica, a situação é particularmente grave em seus bairros populares, a exemplo do Subúrbio Ferroviário.

Localizado na região noroeste de Salvador, esse Subúrbio tem uma população estimada em 500 mil habitantes, onde predomina baixa renda, grande número de desempregados ou de subempregados sobrevivendo em condições de moradia e infraestrutura precárias. Para José Carlos Zanetti a situação da capital baiana é de alerta. Ele pede atenção para ações capazes de intervir em políticas públicas e, nesse sentido, respalda o projeto Juventude Cidadã pela capacidade de estimular a participação dos jovens.

“Os grupos culturais que trabalham com arte-educação e com o diálogo interreligioso oferecem alternativas e esperanças para uma nova existência comprometida com novos formatos de relação gênero e raça, geração de renda e políticas públicas motivadoras de uma cultura de paz”, declara Zanetti.

Juventude Cidadã

Foi assim que, em 2005, parceria com a agência holandesa Kerkininactie/ICCO, nasceu o Juventude Cidadã. O projeto visa fortalecer as redes em suas atividades e contribuir para que desenvolvam institucionalmente capacidades de gestão e incidência política.

Atualmente, fazem parte do projeto 4 redes sociais, composto por algumas dezenas de grupos e movimentos sócioculturais que vivem no Subúrbio Ferroviário, dentre eles: o Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS); o Colegiado de Cultura da CAMMPI (moradores de Itapagipe); o Fórum de Entidades do Subúrbio (FES) e a Rede de Protagonistas em Ação de Itapagipe (REPROTAI).


O quê: Lançamento de Vídeo
Data: 30 de junho de 2010
Horário
: 16h
Onde: Cine Teatro Plataforma (Praça São Braz).

Fonte: www.cese.org.br