segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mulheres Negras do Odum Adotá comemoram 50 anos na Câmara Municipal de Salvador




Cinqüenta anos de luta e resistência de mulheres negras em defesa do axé, foi o tema do evento que marcou os 50 anos de existência religiosa do Odum Adotá. Promovido pela Associação Cultural e Religiosa São Salvador - Ilê Axé Oxumarê, a cerimônia de comemoração ocorreu em sessão especial, na câmara municipal de Salvador, na última semana de maio.

Estiveram presentes no evento o assessor especial da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) o ogã do Ilê Axé Oxumaré; Marcos Rezende coordenador do Coletivo de Entidades Negras (CEN); o presidente da Fundação Palmares Zulu Araújo; a juíza Luislinda Valois; Almiro Sena promotor do Ministério Público; Ailton Ferreira Secretário Municipal da Reparação que representou o prefeito João Henrique e o deputado federal Emiliano José (PT), dentre diversas representações da sociedade civil e do governo.

A Orquestra Afro sinfônica regida pelo maestro Ubiratan Marques apresentou-se no coquetel de encerramento do evento. O presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade e deputado estadual Bira Corôa afirmou que os cinqüenta anos de história do Odum Adotá, representam à valorização do povo negro na luta dessas mulheres que defendem a tradição de seus ancestrais na religião de matriz africana. “As homenagens às mães do Odum Adota reverenciam os 50 anos de existência de sua história e cultura, mas representam também as lutas de resistência de toda a população negra da Bahia” conclui Bira Corôa

Fonte: Bira Corôa