segunda-feira, 14 de junho de 2010

Revista Religião e Sociedade disponível no Portal do SciELO

Já está disponível no Portal SciELO – Scientific Electronic Library Online o último número da revista Religião e Sociedade. Para acessar o conteúdo da revista disponível no portal, visite: www.scielo.br/scielo

O SciELO é um projeto em construção que funciona como uma biblioteca eletrônica de periódicos científicos brasileiros. Através de uma metodologia específica de avaliação, preparação e armazenamento dos conteúdos dos periódicos selecionados, promove uma ampla divulgação e disseminação da produção científica brasileira nas mais diversas áreas de conhecimento.

Este número de Religião e Sociedade traz uma série de artigos que tratam da temática da oração, em comemoração aos cem anos de publicação da obra clássica de Marcel Mauss, A Prece. Inspirados pelo material produzido por Mauss, os autores dos artigos recuperam o debate em torno da centralidade da oração e da prece para o conjunto da vida religiosa e social, através de pesquisas realizadas com grupos religiosos diferentes. As múltiplas abordagens apresentadas nos textos possibilitam o acesso plural ao fenômeno da oração, transitando desde a análise de sua interface ritual, passando por sua dimensão de técnica corporal, até sua versão material, quando encarna um objeto. É justamente pelo exercício de problematização do fenômeno da oração que este número de Religião e Sociedade merece ser consultado.

Boa leitura!