sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Carta da Redatora da Redação da Revista Dialogo ao Professor Rodrigo

Professor Rodrigo

Querido amigo e irmão, professor Rodrigo,

Sei que você é evangélico e você deve saber que eu sou católica. É nestes momentos que o ecumenismo se faz real e significativo em nossas vidas, por isso, vou lhe falar com a linguagem da fé, como cristãos que somos e não apenas como professores de Ensino Religioso.

Educar para a superação dos preconceitos e das rivalidades entre as religiões é testemunhar o Reino de Deus que é vida e liberdade para todos. Vendo na Bíblia, a vida dos profetas chega-se à clara conclusão de que o testemunho do Reino de Deus atrai a perseguição de quem se sente incomodado.

Além disso, a prática cristã é ainda mais do que um profetismo, é arriscar a vida como Jesus, que incomodou o poder, justamente porque viveu e ensinou a justiça, a igualdade e o direito de todos ao respeito, à dignidade e à vida e sempre esteve do lado dos humilhados e desprezados da sociedade.

Jesus foi até a cruz e a morte, mas Deus não o abandonou e, ao ressuscitá-lo dos mortos, assinou embaixo de tudo o que ele disse e viveu. Por isso, não é preciso perder a confiança nem a certeza de que Deus faz crescer toda a semente que plantamos. A semente precisa morrer e até apodrecer antes de germinar não é? Essa é a nossa participação no Projeto de Deus e no mistério redentor de morte e vida do Senhor. Às vezes não somos só semeadores. Viramos também, sementes.

Pode ter certeza de que nenhum político ou força contrária arrancará dos corações dos alunos o que foi plantado e regado por vocês no Ensino Religioso. As pessoas passam. Este prefeito e outros passarão, mas a ação de Deus permanece. Os momentos difíceis de nossas vidas também são passageiros. Temos melhores sempre nos esperam no futuro.

Coragem e confiança em Deus. Estou com você, em comunhão de fé e de oração. Aqui na equipe das revistas Paulinas e também em minha comunidade religiosa, iremos orar por você, pela professora Maria do Carmo, pelos alunos e por todas as pessoas que os apóiam e se solidarizam neste momento. Vamos pedir a Deus que a força da comunhão, que nos une no mesmo ideal, sustente a esperança de vocês e os proteja a cada momento.

Nesta semana as Igrejas do mundo inteiro estão celebrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. É um tempo transbordante de graça e de comunhão. Que este manto do Espírito Santo, tecido pelas preces de toda a humanidade, revista cada um de vocês de dignidade e certeza e vocês possam andar pelas ruas de Salvaterra com as cabeças erguidas.

O que Deus espera de nós educadores é que criemos no mundo espaços de diálogo, comunhão e paz e é isso que vocês estão fazendo.

Meu grande abraço, com carinho e admiração pela sua coragem.

Irmã Maria Inês Carniato, sua irmã na fé e na missão.
Originalmente publicado em Maio de 2009.