sexta-feira, 11 de setembro de 2009

MATÉRIA DA REVISTA DIÁLOGO

Acompanhe aqui alguns trechos da matéria publicada na revista Diálogo, como resultado do belo trabalho educacional desenvolvido pelos professores da disciplina Educação Religiosa, na escola Oscarina Santos, porém censurado pela gestão municipal com mais um triste exemplo de autoritarismo e intolerância, daqueles que acreditam que escola, educação, cidade, povo, são propriedades privada de uma pessoa, de um grupo ou de uma família.

“O Ensino Religioso, obrigatório no currículo da escola, tem por objetivo promover o diálogo inter-religioso mediante o conhecimento do Fenômeno Religioso. Neste intuito, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Oscarina Santos, do município de Salvaterra, na ilha do Marajó, no dia 07 de setembro de 2008, reforçou o grito de independência e declarou: “Não à intolerância religiosa, o Brasil é laico!”. O conhecimento da diversidade religiosa que se instaurou em Salvaterra levou alunos, professores, comunidade e líderes religiosos a marcharem sob a égide do respeito, do diálogo e da tolerância entre as diferentes maneiras de conceber o Sagrado.”….

Em outro trecho da matéria foi publicado o seguinte: “A escola apresenta a diversidade, nasce na diversidade e continuará na diversidade. Durante muito tempo, porém, a educação na ótica européia omitiu a religião, os valores, a ética e a moral das diversas culturas do povo brasileiro. Nossa proposta visou aproximar os vários segmentos religiosos de Salvaterra. A reunião, o desfile e a apresentação serviram de metodologia para chegarmos ao diálogo pautado no respeito e na tolerância religiosa.”

Para quem desejar adquirir a revista e ter acesso a matéria completa basta entrar em contato com o professor Rodrigo Oliveira na Escola Oscarina Santos ou qualquer de seus alunos em Salvaterra.