sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Estudantes reivindicam manutenção de professor em Salvaterra



Alunos da Escola Municipal Oscarina Santos em Salvaterra realizaram uma grande manifestação pelo centro a cidade na última sexta feira, 22. Eles protestavam contra as retaliações por que vem passando os integrantes do projeto de Educação Religiosa desenvolvido na escola, sob a coordenação dos professores Maria do Carmo Pereira Maciel(exonerada) e Rodrigo Oliveira dos Santos.
Segundo os estudantes, desde que o projeto foi iniciado os professores começaram a receber perseguições dentro da escola por parte da Direção, de alguns professores e pela própria Secretaria Municipal de Educação. Os fatos seriam motivados por divergências metodológicas e até mesmo religiosas, uma vez que os professores pregam a democracia e o respeito entre as religiões, como forma de expandir os principios do direito a liberdade religiosa, desta forma envolvem, inclusive manifestações religiosa africanas como o candomblé, o que segundo muitos dos alunos teria sido o centro de toda divergencia.
Durante o desfile de 7 de setembro do ano passado os alunos desfilaram apresentando os resultados do trabalho desenvolvido na disciplina, momento em que representante de várias religiões participaram harmoniosamente.
Ainda no começo do ano a professora Maria do Carmo foi retirada de suas funções pela Secretaria Municipal de Educação e, devido as situações provocadas pelas divergencias internas e as perseguições, o professor Rodrigo Oliveira estaria pensando em deixar a escola também, o que é o motivo maior da preocupação dos alunos, ainda mais depois que, por determinação do Prefeito do Município, a Secretaria Municipal de Educação impediu o lançamento, na escola Oscarina Santos, da última edição da revista Diálogo de Educação Religiosa, uma publicação nacional que traz nas suas páginas centrais uma matéria jornalistica completa sobre o trabalho desenvolvido em Salvaterra pelos professores e alunos, fazendo referência para o Brasil dos resultados alcançados no municipio com os alunos do ensino fundamental.
A proibição levou o professor e os alunos a mudarem a data do lançamento da publicação na cidade, mesmo depois de já terem sido espalhados os convites. Além de terem mudado o local, pois receberam o apoio da Câmara de Vereadores, que cedeu o Salão Nobre para o lançamento na próxima quinta feira, 28.Durante a manifestação que pedia a permanencia do professor na escola e o fim das perseguições, os alunos sairam das salas no horário da manhã e ocuparam as ruas em direção a Secretaria de Educação, e depois a Câmara de Vereadores para aproveitar a sessão ordinária prevista para iniciar naquele mesmo instante.
Conseguiram, então com que uma comissão fosse recebida pelos Veradores do Município, que ouviram atentamente as reivindicações dos alunos e as reclamações também, pois relataram, durante a conversa, que o Diretor da instituição estaria ameaçando os alunos que participavam da manifestação, dizendo que poderia suspende-los e até mesmo impedi-los de fazer as avaliações. O Diretor teria inclusive entrado em contato por telefone com os pais de alguns alunos para efetuar ameaças de suspenção pela manifestação que estava ocorrendo.
Durante o ato os alunos receberam a informação que, após terem saído da escola, os que ficaram foram obrigados a fazer um pré-teste valendo pontos para a segunda avaliação, o que prejudicará os que estavam participando da passeata. As denuncias foram devidamente anotadas pelos Vereadores que se pronunciaram solidários a luta dos estudantes e prometeram que na manhã desta segunda feira, 25, visitarão a escola para ouvirem o Diretor da instituição e cobrar dele o respeito aos estudantes, pois as atitudes tomadas por eles foram amplamente elogiadas pelos vereadores, durante a sessão da Câmara, como sendo um ato de bravura e de pleno exercicio de cidadania.
A passeata passou pelo centro comercial de Salvaterra que acompanhou toda manifestação. Por onde os alunos passavam eram incentivados e admirados muitos moradores declararam total apoio a iniciativa corajosa dos estudantes.
Originalmente publicado em Maio de 2009.